domingo, 15 de novembro de 2015

Gênero Textual: Crônica

 O que é?

        A crônica é uma narração curta cuja principal função é contar fatos do cotidiano que emocione e envolva o leitor. Geralmente apresenta uma linguagem simples e coloquial já que se trata de uma narração onde a personagem procura se identificar com o leitor. Os fatos históricos da crônica são em ordem cronológica. Reflexões e a ironia estão muito presentes nas crônicas trazendo um cunho crítico ao texto. O humor, que também é muito usado pelos cronistas, aproxima ainda mais o leitor aos personagens e também deixa a leitura agradável e leve. São temas de crônicas: Fatos corriqueiros, acontecimento importante na vida do autor, lembranças e entre outros. 


Quarta-Feira 13

         Poderia começar essa história com era uma vez um lindo dia, entretanto o dia estava nem um pouco lindo, diria até que foi um dos piores que já vivi. Achava eu que seria uma quarta-feira como todas as outras, até porque minha vida é muito monótona e rotineira, mas nesse dia o azar me perseguiu. 
        Para começar bem, eu acordei atrasado para o trabalho, exato 20 minutos. O destino ou a entidade chamada azar não se contentou em me atrasar, mas me proporcionou uma adorável procura ao uniforme em meios a tantas roupas que surgiam do fundo da gaveta. Lá foram mais 10 minutos.
          Nem tomei o saboroso café da minha mãe nesse dia. Falando em minha mãe, antes de sair de casa ela disse a poderosa frase: 
   - Leva o guarda-chuva que vai chover.
Minha mãe só pode ser bruxa, ou a Tempestade, ou uma meteoróloga formada na melhor universidade do mundo. E eu, como um filho sábio que nunca discorda da mãe, disse:
   - Não vai chover, o dia está ensolarado.
           Eu ia caminhando a passos largos para o serviço quando sinto em meu ombro uma gota, logo em seguida vieram suas amigas e mais gotas iam tomando conta da minha roupa. Tive que voltar correndo para casa e chegando lá encontrei minha mãe sentada, parecia que estava me esperando já, e ela me falou: 
  - Que bom que voltou meu filho, vá tomar um banho e tire essa roupa encharcada.
Com uma voz sarcástica completou:
  - Da próxima leve o guarda-chuva.
E eu terminei meu dia em casa, ou seja, menos 50 reais para o meu bolso.

Autor: Lucas Arcanjo de Oliveira Silva

Um comentário:

  1. Estou adorando seu blog, tem sido muito útil nas minhas pesquisas,parabéns. Bjim

    ResponderExcluir