Propaganda – este gênero geralmente aparece na forma oral, diferente da maioria dos outros gêneros. Suas principais características são a linguagem argumentativa e expositiva, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto da propaganda. O texto pode conter algum tipo de descrição e sempre é claro e objetivo.
A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de influenciar e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o princípio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.
A propaganda é um gênero textual que se faz presente em inúmeros lugares e das mais variadas maneiras. Podem ser classificadas como propagandas ideológicas, política, social, de produtos, de promoções e muitas outras. Elas podem ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc.
Seu objetivo é persuadir os indivíduos e inculcar-lhes ideologicamente as vantagens e principalmente a necessidade de consumir o produto anunciado. Para alcançar este objetivo, utilizam todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto no consumidor. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.
Os diversos recursos empregados nas propagandas têm o poder de influenciar e de orientar as percepções e os pensamentos, conciliando o princípio do prazer e da realidade, apontando o que deve ser usado ou comprado.
Fonte: http://lendoeuaprendo.blogspot.com.br/2011/06/genero-propaganda.html
http://www.estudopratico.com.br/generos-textuais/
Exemplo:
Promoção! Inteligentemonha, POR APENAS: 99,90 cada!!
A pílula inteligente, mais conhecida como a pílula do século, veio definitivamente para salvar sua vida! Ela é capaz de ativar o lado inteligente do seu cérebro com apenas 7 dias de uso!!
Principais efeitos da Inteligentemonha:
- Melhora 95% da memória;
- Aumenta o seu QI em até 98%;
- Retarda o envelhecimento;
- Ativa a região que é responsável pala rapidez na absorção dos conteúdos;
- Possibilita prever ações do cotidiano;
- Aumento seu nível de beleza em ate 99,9%;
Efeitos Colaterais:
- Pode causar inveja nas pessoas;
- Ativa o lado soberbo do ser humano;
- Você pode ser considerado um bruxo;
- Você não vai ter paciência para conversar com pessoas de QI baixo;
Compre Inteligentemonha, para você deixar ser pamonha!
Aluna: Thaynara Barbosa Freitas.
Legal pora bora jogar dominó cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga cueimezenga
ResponderExcluir