segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Gênero textual: Resumo
O resumo é um gênero textual em que temos que ter duas habilidades: a síntese e a objetividade. Trata-se de um texto em que são dispostos e apresentados os pontos essenciais, ideias ou fatos principais que foram desenvolvidos do decorrer de um outro texto. Esses pontos são expostos de forma abreviada, sempre respeitando a ordem em que aparecem no texto resumido.
Exemplo:
A (outra) Arte Contemporânea Brasileira
A arte brasileira apesar de recente possui um história muito rica. Ela apresenta umas quatro gerações de artistas que aqui produziam e hoje serve como referência para as gerações mais novas.
O motivo de tanta diversidade artística é a grande extensão do país, que está diretamente ligada a diversidade socioeconômica, cultural, geográfica, enfim fatores que imprimiram diferentes marcas sobre diferentes grupos.
Oiticica radicalizou em suas propostas, dando origem a projetos como "Cães de Caça" e "Parangolés". Inspirada nessa pessoa, Clark produz "Caminhando" e as "Máscaras Sensoriais". Trabalhos estes que foram pioneiros em relação a arte contemporânea brasileira.
Ainda que a arte escrita tendesse à questões sociais, as artes plásticas iam ao encontro das vanguardas europeias. Concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, alguns artistas criavam obras mais objetivas com grande presença de figuras geométricas.
Essa nova arte, mais objetiva, foi compensada e potencializada por experiências análogas desses artistas em países vizinhos e também por experiência em vanguardas europeias. Além de tudo, o contexto político vivido na época também contribui para a arte contemporânea.
Desde 2003, o Brasil possui artistas dedicados que apresentam diversos projetos. Com uma dinâmica não voltada para somente um assunto, mas sim para uma pluralidade crescente, como política, sexualidade e diversos outros assuntos. Uma tendência contrária a ambiguidade que até pouco tempo moviam a arte brasileira.
Com esse novo cenário artistas de um determinado grupamento se interagiam e até mesmo produziam obras em conjunto. Isso possibilitava um grande troca de pensamentos e idéias. Isso só foi possível em um mundo globalizado com uma constante comunicação.
Resumo retirado do texto "A (outra) Arte Contemporânea Brasileira: intervenções urbanas micropolíticas" de Fernando Cocchiarale.
http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae11_fernando_cocchiarale.pdf
Gilcimar Azevedo R. Júnior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário